5 passos que você deve seguir para alcançar seu cliente-alvo


Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing enfrentam é divulgar para as pessoas que têm maior probabilidade de se tornarem clientes.


Na verdade, todo o objetivo desse processo é “levar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo”. Como profissionais de marketing, também garantimos que podemos fazer isso com o melhor preço possível.


A seguir estão cinco etapas que te ajudarão a identificar melhor quem é o seu público e como você pode se conectar melhor com ele.


Etapa 1: Reconheça que você tem um público-alvo específico


É importante entender que seus produtos e serviços têm um público-alvo que pode ser definido. Como profissional de marketing, sua meta principal é encontrar maneiras de identificar quem são essas pessoas, para que você possa criar campanhas de marketing que falem diretamente com elas.


Isso pode parecer bastante óbvio, mas muitas vezes os profissionais de marketing acham que o que oferecem tem apelo universal e que seu público-alvo é “todo mundo”. Por mais que a gente goste de acreditar nisso, nunca é verdade (!!!) e pode atrapalhar a criação de campanhas de marketing que poderiam falar com as pessoas certas.


Etapa 2: determine quais critérios você pretende usar para identificar os consumidores que deseja alcançar


Um público pode ser classificado de várias maneiras com base em um número quase infinito de critérios. Mas seu público é único para suas marcas, então você precisa identificar os fatores que podem ser usados ​​para criar uma conexão melhor entre suas necessidades potenciais e o que sua empresa oferece.


Existem alguns pontos demográficos que você pode usar, como idade, sexo ou localização, para começar a refinar quem são os melhores destinatários para seus produtos. Também existem outros critérios que correspondem às crenças, opiniões, atitudes ou intenções de um cliente potencial com sua mensagem de marketing.


O objetivo desta etapa é eliminar as pessoas para as quais uma oferta não seja relevante ou importante. Com essas pessoas fora de cena, você vai poder focar suas mensagens de marketing para alcançar as pessoas restantes, que estão mais aptas a se interessar e a realizar algum tipo de ação quando entrarem em contato com sua mensagem.


Etapa 3: Identifique o que seus clientes e clientes em potencial mais desejam de você


Um outro desafio que a maioria dos profissionais de marketing enfrenta é que eles estão muito próximos de suas próprias marcas.


Embora você queira promover sua marca e serviços sob um ângulo positivo, também precisa estar disposto a se colocar no lugar de seus clientes-alvo. Provavelmente, eles não sabem muito (ou nada) sobre sua marca e também não entendem os benefícios que você oferece tão bem quanto você.


Ao ver sua marca com novos olhos, você também pode procurar pontos fracos em potencial, áreas de uso indevido e até mesmo coisas que os consumidores possam contestar ou considerar ofensivas. Realizar esta etapa permite que você crie mensagens e campanhas que abordem as possíveis preocupações e objeções da marca antes mesmo que ocorram.


Etapa 4: identifique os melhores canais a serem usados para se comunicar com seu público-alvo


Qual é a melhor maneira de alcançar seu público-alvo? Novamente, não há resposta 100% certa sobre os melhores canais que você pode usar para atingir um público-alvo. Por exemplo, uma empresa local em busca de um público local não precisará executar uma campanha de pesquisa online nacional para atingir seu público-alvo. Em vez disso, pode contar com um anúncio em cartazes ou até mesmo em um jornal local para obter os melhores resultados.


Comece pensando em como seu público-alvo obtém informações. Quais canais eles usam? Televisão? Rádio? Jornais? Sites da internet?


Você precisa ter certeza de que, quando seus consumidores-alvo estiverem consumindo conteúdo, suas mensagens façam parte desse fluxo de informações.


Etapa 5: Avalie os resultados da campanha para determinar se você realmente alcançou as pessoas certas!


Definir seu público-alvo é apenas o primeiro passo. Agora, você precisa determinar se você estava certo.


Não é incomum que os profissionais de marketing identifiquem um público que desejam alcançar, apenas para descobrir, quando a campanha começa a ser veiculada, que um grupo muito diferente de pessoas responde aos materiais de marketing. Novamente, dependendo dos tipos de canais de marketing que você usa, o feedback que você receberá pode contar algumas histórias muito importantes.


O resultado final NÃO é presumir que apenas porque você identificou um público e, em seguida, determinou os m


elhores critérios para selecionar e alcançar esse público, seu trabalho está concluído. Cada campanha que você realizar irá te ensinar a fazer um trabalho melhor no futuro. No entanto, você precisa estar aberto a esse feedback e estar disposto a ajustar continuamente essas informações para otimizar campanhas futuras, resultando em resultados cada vez mais eficazes!


Siga-nos no Instagram.