O que é e para que serve o inbound marketing?

O inbound marketing é um método de negócios com o objetivo de atrair clientes, criando conteúdo relevante e experiências personalizadas para eles. Enquanto o outbound marketing chega ao público com conteúdo que eles nem sempre desejam, o inbound marketing cria conexões que eles estão procurando e resolve os problemas que eles já têm.


Qual é a metodologia do inbound marketing?


A metodologia do inbound marketing é o método de fazer uma marca crescer por meio da construção de relacionamentos significativos e duradouros com consumidores, clientes em potencial e clientes já existentes. Se trata de valorizar e capacitar essas pessoas para que alcancem seus objetivos em qualquer estágio da jornada em que estejam.


Por quê? Porque quando seus clientes são bem-sucedidos, você também é bem-sucedido.


A metodologia do inbound marketing pode ser aplicada de três maneiras:


  • Atraia: atraia as pessoas certas com conteúdo valioso que estabelece você como um consultor confiável com quem elas desejam se envolver.

  • Engaje: apresentando percepções e soluções que se alinham com seus pontos fracos e objetivos para que eles tenham uma maior probabilidade de comprar de você.

  • Encante: fornecer ajuda e suporte para capacitar seus clientes a ter sucesso com suas compras.


Quando os clientes encontram o sucesso e o compartilham com outras pessoas, isso atrai novos clientes em potencial para a sua empresa, criando um ciclo sustentável. É assim que sua organização cria impulso e é por isso que o inbound marketing serve como uma base sólida para seu flywheel.


O que é o flywheel?


O flywheel é um modelo de negócios adotado pela HubSpot para ilustrar o impulso que sua organização pode ganhar priorizando e entregando uma experiência excepcional ao cliente.


Você pode “girar” e ganhar impulso em seu flywheel (volante), investindo em estratégias para adquirir e reter clientes.


Por outro lado, qualquer coisa que desacelere o flywheel (volante) é chamado de atrito. Freqüentemente, as maiores fontes de atrito para seus clientes vêm das trocas entre as equipes, portanto, o alinhamento e a comunicação entre as equipes são essenciais para manter o volante girando.


Quando seu volante é baseado na metodologia de inbound, seu marketing, vendas e serviços podem adicionar força e eliminar o atrito durante as fases de atração, engajamento e encantamento. Todas as funções organizacionais também são responsáveis por remover o atrito do volante.


Por exemplo, na fase de atração, o marketing provavelmente vai desempenhar o papel principal, fazendo coisas como blogs, marketing de eventos e veiculação de anúncios pagos, mas sua equipe de vendas também pode adicionar força ao se envolver em vendas e sua equipe de atendimento ao cliente pode adicionar força, tornando mais fácil para os clientes atuais a comunicação com sua empresa.


Depois de obter clientes suficientes e envolvê-los e encantá-los, eles podem manter seu volante girando, promovendo sua organização e trazendo novos clientes até você. Com o tempo, seu volante permite que você cresça sem investir continuamente na aquisição de clientes.


Vamos desvendar mais algumas estratégias de inbound marketing.







Estratégias de inbound marketing


Essas estratégias o ajudarão a comercializar de maneira mais eficaz com seu público-alvo.. Abaixo, você verá que existem estratégias específicas para cada método inbound de atrair, engajar e encantar os consumidores para manter seu flywheel girando e ajudar sua empresa a crescer mais.



Leia também: 5 passos que você deve seguir para alcançar seu cliente-alvo



Estratégias de atração

As estratégias de inbound marketing que atraem seu público-alvo e personas de compradores estão vinculadas à criação e ao desenvolvimento de conteúdo.


Para alcançar seu público, comece criando e publicando conteúdo - como artigos de blog, ofertas de conteúdo e mídia social - que agreguem valor. Os exemplos incluem guias sobre como usar seus produtos, informações sobre como sua solução pode resolver seus desafios, depoimentos de clientes e detalhes sobre promoções ou descontos.


Para atrair o público em um nível mais profundo por meio do inbound marketing, otimize todo esse conteúdo com uma estratégia de SEO. Uma estratégia de SEO exigirá que você segmente palavras-chave e frases específicas relacionadas aos seus produtos ou serviços, aos desafios que você soluciona para os clientes e às formas de ajudar seu público-alvo.


Isso permitirá que seu conteúdo e informações apareçam organicamente na página de resultados dos mecanismos de pesquisas (SEO) para as pessoas que estão procurando por essas informações - também conhecido como seu público-alvo ou os clientes certos para sua empresa.


Estratégias de engajamento

Ao usar estratégias de inbound marketing para envolver seu público, certifique-se de estar se comunicando e lidando com leads e clientes de uma forma que os faça querer construir relacionamentos de longo prazo com você. Ao usar essas estratégias de engajamento, injete informações sobre o valor que sua empresa lhes proporcionará.


Estratégias de engajamento específicas podem incluir como você lida e gerencia suas chamadas de vendas. Concentre-se em como os representantes de atendimento ao cliente lidam com chamadas de pessoas interessadas e clientes em potencial. Além disso, certifique-se de estar sempre vendendo soluções e não vendendo produtos. Isso garantirá que todos os negócios terminem em acordos mutuamente benéficos para os clientes e seus negócios.


Estratégias de encantamento

Estratégias encantadoras garantem que os clientes fiquem felizes, satisfeitos e com suporte muito depois de fazerem uma compra. Essas estratégias envolvem os membros de sua equipe, como consultores e especialistas que auxiliam os clientes a qualquer momento.


Incorporar chatbots e pesquisas bem planejadas e oportunas para ajudar, apoiar e solicitar feedback dos clientes é uma ótima maneira de encantar essas pessoas. Bots e pesquisas devem ser compartilhados em pontos específicos ao longo da jornada do cliente para garantir que façam sentido e sejam valiosos.


Por exemplo, os chatbots podem ajudar os clientes atuais a definir uma nova técnica ou tática que você começou a oferecer e que gostariam de aproveitar. Além disso, uma pesquisa de satisfação pode ser enviada seis meses após os clientes terem adquirido seu produto ou serviço para obter feedback e revisar ideias para melhorias.


Ouvir as mídias sociais é outra estratégia importante quando se trata de encantar os clientes. Seguidores das redes sociais podem usar um de seus perfis para fornecer feedback, fazer perguntas ou compartilhar sua experiência com seus produtos ou serviços. Responda a essas interações com informações que ajudem, apoiem ​​e incentivem os seguidores - isso mostra que você ouve e se importa com eles.


Por último, uma estratégia de inbound marketing focada em satisfazer os clientes é aquela que auxilia e apoia os clientes em qualquer situação, independentemente de sua empresa obter valor com isso. Lembre-se de que um cliente satisfeito se torna um defensor e promotor da marca, portanto, trate todas as interações, grandes e pequenas, com cuidado.


Usando a Metodologia de Inbound no Marketing


Como um profissional de marketing receptivo, sua meta é atrair novos clientes em potencial para sua empresa, interagir com eles em grande escala e encantá-los individualmente.


Você também deve fazer parcerias com suas equipes de vendas e serviços para manter o flywheel girando de maneira eficaz e ajudar no crescimento dos negócios.


Atraia

Você não quer que qualquer pessoa visite seu site. Você deseja pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes potenciais e, em última análise, clientes satisfeitos. Como você os leva até lá? Você atrai mais clientes certos com conteúdo relevante no momento certo.


Use uma estratégia de conteúdo para construir sua autoridade em pesquisa e classificação nos tópicos que mais importam para seus clientes em potencial. Publique sua postagem de blog ou conteúdo de vídeo em redes sociais usando ferramentas de mídia social. Crie anúncios para aumentar o conhecimento de sua marca com seu público-alvo. Ao longo de cada estágio, você relatará e analisará esses esforços para se manter informado sobre o que está funcionando e onde você precisa melhorar.


Engaje

Crie relacionamentos duradouros com clientes em potencial nos canais de sua preferência - por meio de e-mail, bots, chat ao vivo ou aplicativos de mensagens. Use as ferramentas de conversão - CTAs, formulários e fluxos de leads - para capturar as informações dos clientes em potencial que visitam seu site.


Use todas as informações do cliente potencial e do cliente no CRM para personalizar a experiência do site usando conteúdo inteligente e toda a jornada do comprador usando e-mail e fluxos de trabalho. Crie fidelidade à marca, visando públicos específicos com seu conteúdo social ou anúncios.


Encante

Use a automação de e-mail e marketing para fornecer as informações certas para a pessoa certa na hora certa, sempre. Crie conteúdo memorável que seus clientes potenciais possam compartilhar com seus amigos e familiares usando uma variedade de formatos de conteúdo - como vídeo - que seus clientes potenciais possam preferem.